image002

image058

 

Data

Origem

Destino

Comentários

Imagens

25.12.2009

Brasília

Campo Grande

Passagens compradas!!!

 

Embarcaremos pela TAM após o almoço de Natal.

 

Trem de la Muerte

 

Vallegrande

 

La Higuera

 

El Fuerte

 

Plaza 24 de Septiembre

 

Lago Titicaca (Copacabana)

 

Isla del Sol

 

Tiahuanaco

 

Chacaltaya

 

La Paz a Coroico

 

El Tio

 

Casa Real de la Moneda

 

Cerro Rico

 

Pegadas de Cal Orko

 

Salar de Uyuni

 

Atacama

 

Gêiseres do Tatio

 

Múmias Chinchorras

 

Lago Titicaca (Puno)

 

Machu Picchu

 

Vale Sagrado

 

Sacsayhuamán

 

Museo de la Inquisición

 

Pachacamac

 

ballestas.jpg

 

Linhas de Nazca

 

Chavín de Huántar

 

Máncora

 

Cabo Blanco

 

Cuenca

 

Thinguraua

 

Baños

 

Quito

 

ecuadorteleferico

 

Laguna Quilotoa

 

Laguna de Cuicocha

 

Bogotá

 

Cranberries.jpg

 

 

fabio.caldas@hanneton.com.br

Campo Grande

Corumbá

Passagens compradas!!!

 

Chegando em Campo Grande, de imediato pegaremos um táxi até a rodoviária e compraremos passagem para Corumbá. A última partida da Andorinha é à meia noite.

26.12.2009

Corumbá

Puerto Suárez

Passagens compradas!!!

 

Trem de la Muerte: “Linha da Ferrocarril Oriental que sai de Quijarro com destino a Santa Cruz de la Sierra.”

Puerto Suárez

Santa Cruz de la Sierra

Salvo algum imprevisto, a ideia é chegarmos em Santa Cruz de la Sierra e embarcarmos ainda no dia 27 (após o almoço) em um micro ônibus para Samaipata.

El Fuerte: “(...) é um impressionante e enigmático sítio arqueológico. A grande rocha de arenito, ao centro, exibe entalhes de uma incrível variedade de imagens abstratas e figurativas, e é cercada pelas ruínas de mais de 50 construções incas.”

27.12.2009

Santa Cruz de la Sierra

Samaipata

28.12.2009

Samaipata

Vallegrande

Ruta de Che: “(...) os militares enterraram o cadáver de Che (com exceção das mãos, amputadas para fins de identificação) à noite, em segredo e numa área não identificada nas proximidades da pista de pouso, com o objetivo de impedir que seu túmulo virasse centro de peregrinação. Com a exumação realizada em 1997, o antigo túmulo passou a atrair grupos de visitantes.”

Vallegrande

La Higuera

Ruta de Che (Museo Historico de Che): “O ambiente do museu é similar ao de um templo. No acervo, relíquias como o facão do guerrilheiro, balas e uma espingarda.”

29.12.2009

La Higuera

Vallegrande

Ao final do dia, nos hospedaremos para descansar da ruta de Che.

Vallegrande

Samaipata

30.12.2009

Samaipata

Santa Cruz de la Sierra

Plaza 24 de Septiembre: “(...) jardins bem cuidados e árvores altas que, além de garantir sombra, servem de lar para um grupo de bichos-preguiça.”

Às 17:00 pegar um ônibus leito para La Paz.

 

Passagens compradas!!!

Santa Cruz de la Sierra

La Paz

31.12.2009

La Paz

Copacabana

Passar o Reveillon em Copacabana (parece até que estamos no Rio de Janeiro, hehehe).

01.01.2010

Copacabana

Lago Titicaca: “(...) cercado por montanhas, impressiona pelo tom de azul intenso de suas águas.”

Cerro Calvario: “(...) uma grande subida, entre pedras e escadas e no alto há a imagem da Virgem de Copacabana.”

Isla del Sol: “(...) era um dos pontos religiosos mais importantes do mundo andino, reverenciado como o local onde o Sol e a Lua foram criados e como berço da dinastia inca.”

Copacabana

La Paz

02.01.2010

La Paz

Tiahuanaco: “(...) sítio arqueológico mais importante da Bolívia. Fundada há cerca de três milênios, tornou-se capital de um imenso império que durou quase mil anos (...)”

Chacaltaya: "(...) é um pico da Cordilheira dos Andes que possui 5.421 metros de altitude. O acesso se dá por uma estrada estreita e bem íngreme, e para se chegar à base é necessário vencer um caminho de 200 metros construído na década de 30".

Estrada de La Paz a Coroico: “Essa via estreita e irregular, encravada em encostas montanhosas quase verticais, chega a ter declives de mais de 3.500 metros ao longo de aproximadamente 64 quilômetros, o que lhe vale a fama de estrada mais perigosa do planeta (...) essa é também uma das estradas mais lindas do mundo. Partindo da área próxima aos picos cobertos de neve da Cordillera Real, ela corta as nuvens para mergulhar abruptamente nos úmidos vales de Yungas (...). A descida é tão exuberante que fazer o percurso de mountain bike está se tornando uma das atrações turísticas mais disputadas da Bolívia (...). Vale lembrar que, entre os chuvosos meses de dezembro e janeiro, os passeios de moutain bike são suspensos.”

03.01.2010

04.01.2010

05.01.2010

La Paz

Oruro

Museo Etnográfico Minero: “(...) exibe acervo interessante sobre a história da mineração, além de duas assustadores estátuas de El Tio, figura associada ao demônio e adorada pelos garimpeiros bolivianos por ser o rei do mundo subterrâneo e proprietário de todas as riquezas minerais.”

06.01.2010

Oruro

Potosí

Casa Real de la Moneda: “(...) o belo edifício abriga atualmente aquele que talvez seja o melhor museu da Bolívia. O vasto e eclético acervo inclui máquinas usadas nas diversas etapas do processo de cunhagem de moedas (...)”

Cerro Rico: “(...) uma elevação com formato cônico quase perfeito (...). Suas encostas exibem as marcas de séculos de exploração das milhares de minas que levam às profundezas da terra.”

07.01.2010

Potosi

Sucre

Pegadas de Cal Orko: “(...) maior conjunto de pegadas de dinossauro do mundo (...) cerca de 5 mil marcas deixadas por pelo menos 150 tipos diferentes de dinossauros.”

08.01.2010

Sucre

Uyuni

Salar de Uyuni: “Uma das atrações mais extraordinárias da Bolívia (...) ocupa uma área de aproximadamente 9 mil quilômetros (...). É considerado o maior lago salgado do planeta, contudo, não se trata exatamente de um lago, no sentido estrito do termo: apesar da existência de água na parte profunda, a superfície é formada por uma crosta espessa e rígida de sal, capaz de suportar o peso de um automóvel. Entre os meses de dezembro e abril, uma camada de água cobre a superfície da área, mas, mesmo nesse período, dificilmente ultrapassa 1 metro de profundidade. A experiência de atravessar as brancas extensões do Salar, com as montanhas cobertas de neve que se erguem no horizonte, proporciona ao viajante a sensação de estar em outro planeta.”

09.01.2010

Uyuni

10.01.2010

11.01.2010

Uyuni

San Pedro de Atacama

Museo Arqueológico Gustavo Le Paige: "(...) mais de 380 mil artefatos, de ferramentas do neolítico a cerâmica sofisticada (...) As peças mais interessantes e atraentes são as múmias pré-históricas (...)"

Valle de la Luna: "(...) apresenta uma assombrosa paisagem lunar de morros erodidos pelo vento (...)"

Gêiseres do Tatio: "A 4300 metros acima do nível do mar, El Tatio é o campo de gêiseres mais alto do mundo."

12.01.2010

San Pedro de Atacama

Arica

Museo Arquológico: "(...) excelente acervo de peças pré-colombianas da região, entre elas quatro múmias chinchorras extraordinárias - um homem, uma mulher e duas crianças - com mais de quatro mil anos de idade."

Em seguida, cruzar a fronteira até Tacna.

Arica

Tacna

13.01.2010

Tacna

Puno

Lago Titicaca: “(...) a bacia do Titicaca faz a maior parte das pessoas ter a sensação de estar no topo do mundo. O céu é imenso, e o horizonte parece vergar-se abaixo de nós.”

14.01.2010

Puno

Cuzco

Dia livre para servir de garantia caso ocorra atrasos nas etapas anteriores.

15.01.2010

Cuzco

Permisos para o Camino Inca garantidos!!!

Machu Picchu: “A mais dramática e fascinante das cidadelas incas fica em um vale entre dois grandes picos, majestosamente dotada de eirados. Machu Picchu é uma das mais sensacionais atrações turísticas da América do Sul, tendo ao fundo um vasto cenário de montanhas que, cobertas de florestas verde escuras, se erguem dos profundos vales do Urubamba e de seus afluentes.”

Águas Calientes: “O clima quente e úmido e a paisagem circundante proporcionam uma grata mudança em relação a Cuzco, mas a maior atração são as termas naturais, que se mostram especialmente bem-vinda depois de alguns dias na Trilha Inca ou de uma tarde encalorada nas ruínas acima.”

Sacsayhuamán: “(...) localizada a 2 quilômetros ao norte da cidade do Cusco, é provável que tenha sido construída com objetivos militares para defender-se de inimigos que ameaçavam o Império Inca. A construção foi iniciada em 1438 e durou cerca de 50 anos.”

Vale Sagrado: “A área, denominada Vale Sagrado dos Incas, se prolonga por mais de 100 quilômetros (sendo seus extremos as cidades de Pisac e Machu Picchu), e possui numerosos povos (entre eles Ollantaytambo) e impressionantes centros administrativos que testemunham sua milenar ocupação. Se encontra à uma altura média de 2800 metros sobre o nível do mar, e apresenta condições excepcionais, tais como um clima benéfico (18º C de temperatura média anual), rica flora e fauna, terra fértil e inumeráveis riachos que, nascendo das cordilheiras nevadas que o rodeiam, se precipitam em cachoeiras por entre os bosques nativos mais altos do mundo (4200 metros de altitude), provendo-o de abundante água e alimentando o rio sagrado.”

16.01.2010

17.01.2010

18.01.2010

19.01.2010

20.01.2010

21.01.2010

Cuzco

Lima

Passagens compradas!!!

 

Museo de la Inquisición: “A fachada é de colunas gregas e o museu exibe a sala de julgamentos original, com teto de mogno maravilhosamente entalhado. O edifício foi a sede da Inquisição durante todo o domínio espanhol e, em seus porões, pode-se dar uma olhada nos calabouços e nas salas de tortura, que exibem alguns ensanguentados manequins em tamanho natural.”

Pachacamac: “(...) localizada a 25 minutos de Lima, região de um dos sítios arqueológicos mais antigos do mundo. Um lugar fascinante e cheio de rica história.”

22.01.2010

Lima

Ica

Islas Ballestas: "(...) 335,000 hectares,que forma parte de um dos ecosistemas mais importantes do nosso planeta.Á reserva de Paracas é também muito importante para o planeta devido que em suas águas habitam uma grande variedade de peixes que através da pesca fornece alimento para o povo de Pisco e para á capital do perú Lima."

23.01.2010

Ica

Nazca

Linhas de Nazca: “(...) são uma série de figuras animais e geométricas, nenhuma delas se repetindo e algumas tendo até 200 metros de comprimento, que foram traçadas sobre uns 500 quilômetros quadrados do inóspito e pedregoso pampa de San José. Todas as figuras (...) foram executadas com um único traço contínuo, na maioria das vezes removendo-se o matagal e as rochas da planície.”

24.01.2010

Nazca

Huaraz

Chavín de Huántar: “(...) é o mais importante sítio arqueológico associado ao culto de Chavín (...). A principal edificação do complexo é central e retangular, com duas alas que se projetam para leste. A ampla ala sul é o marco mais evidente do sítio arqueológico: maciça, quase piramidal, essa plataforma foi construída de pedra polída e acrescida de gárgulas.”

25.01.2010

Huaraz

Trujillo

Máncora: “De longe o balneário mais badalado do Peru, atraindo até os surfistas do Equador (...) é uma escala muitíssimo bem-vinda e agradável quando se está viajando pelo litoral norte.”

Trujillo

Máncora

Máncora

Cabo Blanco

O Velho e o Mar: Em 1956, Ernest Hemingway (1899-1961) viajou de Miami à cidade de Talara, perto da fronteira com o Equador. Dali, ele partiu para Cabo Blanco, uma aldeia de pescadores a 1.137 quilômetros ao norte de Lima. Reza a lenda que as tentativas de Hemingway de pescar o grande marlim (Makaira Nigricans) nas águas do norte do Peru serviram de inspiração para ele escrever O Velho e o Mar.

Caboblanco: Neste filme de 1979, o pacato vilarejo de Cabo Blanco perde o clima de paz com a chegada de um navio inglês. Charles Bronson (1921-2003) é um ex-combatente americano que atualmente mora na região e se vê ameaçado pela presença de um ex-oficial nazista e de uma bela viúva.

Cabo Blanco

Máncora

26.01.2010

Máncora

Tumbes

Cuenca: “Sua arquitetura é a mais vem preservada, com vários prédios coloniais, igrejas antigas, ruas de pedras, casas com sacadinhas coloridas e os tradicionais telhadinhos vermelhos, destacando o seu charmoso e simpático centro histórico.”

Ingapirca: “(...)complexo construído pelos Incas sobre antigas bases do povoado Cañari e constitui o monumento mais importante do Império Inca no Equador.”

Tumbes

Machala

Machala

Cuenca

27.01.2010

Cuenca

Riobamba

Parque Nacional do Cotopaxi: “Trata-se da área protegida continental mais antiga do Equador, reinada pelo vulcão nevado ativo mais alto do mundo a 5.907 metros.”

28.01.2010

Riobamba

Baños

Baños: “(...) é cercada por vulcões, o que, além da beleza privilegiada, garante várias fontes de águas termais em sua área urbana (...)”

29.01.2010

Baños

Quito

Quito: City tour em Quito.

La Mitat del Mundo: “(...) monumento no lugar exato onde passa a linha do equador. Só de brincadeira, é possível por um pé de cada lado da linha e ficar com um pé em cada hemisfério.”

Teleférico de Quito: “(...) chega a 4.050 metros de altitude.”.

Avenida dos Vulcões: “Os Andes equatorianos ao sul de Quito dividem-se em duas cordilheiras paralelas, ambas com vulcões ativos. O longo vale situado entre as duas cadeias montanhosas se estende da capital até a cidade de Cuenca, localizada 450 km ao sul, e concentra mais da metade da população do país. Este vale foi visitado no início do século XIX pelo explorador alemão Alexander Von Humboldt, que lhe deu o nome de “Avenida dos Vulcões”. Até hoje não foi criada uma expressão que melhor descreva esta parte fascinante dos Andes, com suas paisagens de beleza esplendorosa e pequenos vilarejos indígenas onde o estilo de vida é o mesmo há séculos.

Ao deixar Quito em direção ao sul, o viajante tem uma visão impressionante do vulcão Cotopaxi (5.897m), que se situa ao leste da Rodovia Panamericana. Esta é a montanha mais famosa do Equador, e também a mais desafiada por escaladores, já que não exige muita técnica ou experiência prévia para se alcançar o cume.”

Laguna Quilotoa: “Sobre uma cratera de um vulcão extinto está um lago de um verde-esmeralda tão intenso que parece ter recebido uns galões de tinta. A cor é resultado dos minerais existentes na água e da grande quantidade de gás carbônico mesclado com hidrogênio sulfuroso.”

Laguna de Cuicocha: “(...)é uma grande cratera vulcânica com cerca de 3.000 pés de diâmetro, completamente cheia de água, com uma profundidade de 180 metros. A cratera possui 2 ilhotas com uma vegetação e biodiversidade bem vazia.”

30.01.2010

Quito

31.01.2010

Quito

Bogotá

Passagens compradas!!!

 

Vôo pela Aviança, chegando na Colômbia à noite.

01.02.2010

Bogotá

Bogotá: City tour em Bogotá.

02.02.2010

Bogotá

Porto Alegre

Ingressos comprados!!!

 

Pulo rápido a Porto Alegre para assistirmos o show dos The Cranberries.

03.02.2010

Porto Alegre

Brasília

Passagens compradas!!!

 

Vôo pela Gol, chegando em Brasília pela manhã, direto pro trabalho.

 

 

 

...

 

Mapa Viagem Cortado

 

* Textos retirados do Rough Guide (Bolívia, Chile e Peru) pubilcado pela PubliFolha

   e do Guia Criativo para o Viajante Independente (América do Sul) publicado pela Editora Trilhos & Montanhas..