Peru
Encontramos Alexandre e Charlimar às 8:00 em frente ao McDonald's e nos juntamos a Gilbert em um taxi (nosso guia ia no porta malas, hehehehe!) para começarmos um passeio de dia inteiro por alguns pontos turísticos importantes de Cuzco.
A primeira parada foi no Vale Sagrado dos Incas, que com muito verde por toda parte, nos proporcionou ótimas fotos. Seguindo dali, chegamos em Pisac, uma cidade Inca composta por pequenos bairros. Durante uma caminhada de 1 hora e meia (de chinelos, já que as botas estavam molhadas de ontem), encontramos várias ruínas em meio a uma paisagem maravilhosa. O ponto alto fica pro final, onde encontramos templos com arquitetura mais refinada.
Mais de 1 hora depois, chegamos a Ollantaytambo, uma enorme construção Inca destinada, dentre outras coisas, à observação das estrelas e dos solstícios. Percorremos um bom trajeto pelas ruínas, acompanhando as explicações do guia.
Foi em Ollantaytambo que encontramos a primeira "cabeça del inca", uma forma na montanha que lembra uma cabeça. Há várias espalhadas por essas áreas.
Depois de uma parada rápida para um ótimo almoço, com pisco sour para todos, prosseguimos com o passeio visitando Moray, uma construção em forma circular em que eram feitos experimentos com a agricultura. Na minha opinião foi o local mais bonito que visitamos hoje. Eu e Gabriel descemos até o centro da estrutura, que funciona como um anfiteatro quando gritamos (ou arrotamos) lá de baixo.
Por fim, já quando o sol ameaçava se pôr, visitamos Chinchero, um curioso ponto turístico onde as construções mesclam arquitetura inca e colonial na superior. Há uma igreja, por exemplo, cuja base é toda de pedra dos templos incas. Essa foi uma forma que os espanhóis encontraram para impôr aos Incas o catolicismo.
Já era noite quando voltamos ao centro de Cuzco.