América 2010


Go to content

29/12/2009

Bolívia

7:00 da manhã já estávamos de pé. A diferença de fuso está tornando as coisas mais fáceis para Gabriel levantar cedo.
Após um rápido café da manhã na casa de um dos moradores do vilarejo, seguimos para uma caminhada no meio do mato. Até então, La Ruta de Che havia sido um conjunto de museus e pontos turísticos para visitarmos. Agora ia ser diferente, íamos entrar na mata e seguir até a Quebrada del Churo, último trecho que Che percorreu em vida.
Na ida as coisas foram fáceis, a trilha era basicamente descida. Tirando um trecho em que as plantas tinham muitos espinhos, tudo correu bem. No meio do caminho passamos pela Casa de Enana, um casebre onde morava Enana e sua avó e onde Che pernoitou. No entanto, os moradores dessa mesma casa, ao serem pressionados pelos militares, acabaram entregando o rumo que os guerrilheiros haviam tomado, o que acabou facilitando a emboscada final.
Justamente o local dessa emboscada é o destino de nossa trilha. Uma grande pedra sob a sombra de uma figueira (que dá o nome a La Higuera) foi o local onde Che Guevara e seus companheiros foram cercados e rendidos. Pelo que nosso guia nos contou, a arma de Che foi inutilizada com um disparo e, com isso, ele acabou rendido ao invés de morrer em batalha.
De volta à trilha, hoje tivemos um gostinho do que nos espera em outras aventuras da nossa viagem: durante 1 hora e meia subimos pelo meio do mato (parando constantemente para descansar). Não imaginava que seria tão difícil! Fico pensando como será quando estivermos com nossas mochilas nas costas... Só a minha, pesada no aeroporto de Brasília, tem 12kg...
Enfim... Nós (ou o que sobrou de nós) chegamos de volta ao carro às 11:00 para o longo retorno para Samaipata: 5 horas entre curvas e buracos. Ainda bem que existe mp3! Aliás, abençoado mp3!!! Se a porra do Papa está querendo transformar em santo o Papa do Hitler, por que não canonizar também o criador do mp3?
No percurso de volta fiquei escutando Florence & The Machine que, por sinal, recomendo FODAMENTE!!! Àqueles que têm bom gosto: puxem, comprem, escutem!
Paramos para almoçar novamente em Vallegrande e às 17:00 estávamos de volta a Samaipata. Assim que chegamos já providenciei o pagamento da pousada e solicitei um taxi para as 6:00 da manhã. Amanhã começa uma nova etapa da viagem e quero ter um tempinho pra conhecer Santa Cruz antes de seguir para La Paz.


Back to content | Back to main menu